segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Arca Russa (Русский ковчег)

Nos dias atuais um cineasta é misteriosamente enviado ao museu Hermitage, em São Petersburgo, no ano de 1700. Lá ele encontra um diplomata francês do século XIX, com quem inicia uma jornada pela história da Rússia entre os séculos XVIII e XXI. 
A simples realização de Arca Russa (Russkij Kovcheg, Rússia/Alemanha, 2002) já seria suficiente para inscrever o nome do cineasta Alekxandr Sokurov em uma nova página da história do cinema. A rigor, o longa-metragem nem precisava ser bom para conseguir marcar esse tento. É simples: “Arca Russa” consegue a proeza tecnológica de ter um único plano-seqüência. Ou seja, o filme inteiro numa tomada única. São 97 minutos gravados em um só fôlego, sem cortes. Uma proeza tecnológica fenomenal. Quanto a isso, não há discussão. Mas o projeto leva, sim, a uma série de reflexões acerca da natureza da arte cinematográfica.


SINOPSE E DOWNLOAD
DOWNLOAD ALTERNATIVO

Além de um ótimo filme pelo seu conteúdo e modo de produção, trata muito bem da exploração dos registros culturais tomando, como base, uma estrutura repleta de objetos culturais e fatos históricos passados. Mostra o caráter atemporal dos registros estudados, visualizados no processo.

Semper fi!
Auf Wiedersehen!

0 comentários:

Postar um comentário