quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O Anel dos Nibelungos


Trata-se de uma obra única e fantástica de Richard Wagner. Essa ópera nos leva até os tempos pagãos, até a era dos Deuses e seus mitos de honra e bravura. É uma ópera que possui a essência ária em todo movimento executado. Ao escutá-la e ler seus mitos, diversos tipos arquetípicos tornam-se claros aos olhos treinados de quem analisa. Basta ver como Siegfried, destemido e livre de qualquer fraqueza esmaga o baixo nibelungo traiçoeiro. No mais, também é possível perceber tipos raciais nos personagens, suas características diferentes e suas características mentais inerentes; os nibelungos são feios, pequenos, pardacentos e se comportam mal, podem trair a qualquer momento somente para garantir o benefício próprio, egoísta. Não há muitas formas de definição para a obra de Wagner senão "obra ária sublime, de natureza superior". E, por isso, recomendo que ouçam a ópera ao mesmo tempo em que lêem os libretos.
Siegfried em seu cavalo

Download da Tetralogia (áudio)
Das Rheingold (O Ouro do Reno) (279mb) 
Die Walküre (A Valquíria)(396mb) 
Siegfried (451mb)
Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses)(493mb) 

Fonte dos links

Libretos, para acompanhar a ópera, em português: 
LINK

Ilustrações por Arthur Rackham, em PDF:
Vol. 1
Vol. 2


Também foram lançados vários filmes. O recomendável é conhecer a ópera em si antes de ver os filmes. Isso porque, nos filmes, várias coisas são adaptadas e alteradas. Por exemplo, no filme de 2004, quem cria Siegfried não é um nibelungo, mas um homem pagão honrado. Os filmes também deixam boa parte da obra de fora, principalmente a parte dos Deuses, deixando muita coisa confusa e incompleta. Os filmes de Fritz Lang ainda adicionam uma série de elementos cristãos, o que deixa tudo ainda mais confuso. De qualquer forma, os filmes também serão disponibilizados para Download. 

Filmes 
Download dos 2 filmes de 1924, dirigidos por Fritz Lang  
Download do filme de 2004, via torrent 


Toda a simbologia presente na obra deve ser analisada; o combate com o dragão, o sangue de Fafner que faz com que o guerreiro tenha o corpo transformado em PURO VAJRA e também o faz compreender a LÍNGUA DOS PÁSSAROS.
Pois, antes de combater o temível Fafner, Siegfried tenta, em vão, entender o que os pássaros dizem, mas é uma linguagem totalmente estranha e distante, de impossível compreensão para os mortais enganados. Mas o herói, que tem o sangue dos Deuses correndo em suas veias, derrota o dragão e chega ao entendimento das runas, da linguagem dos pássaros. Já não é mais um adormecido; é um espírito desperto, revestido de diamante.
Também deve se usar o já conhecido sobre o mistério de A-mort para analisar o caso de Siegfried e Brünhild, principalmente o significidado da espada na cama, entre os dois.
A moral dos personagens deve ser analisada com esforço e, também, a simbologia presente em todo momento deve ser cuidadosamente observada, pois é parte essencial do labirinto que percorremos.

Semper Fi,
Auf wiedersehen!

0 comentários:

Postar um comentário