domingo, 17 de janeiro de 2010

Um pouco de Alquimia com Jung

“A alquimia representa a projeção de um drama ao mesmo tempo cósmico e espiritual em termos de laboratório. A opus magnum tinha duas finalidades: o resgate da alma humana e a salvação do cosmos...”. Esse trabalho é difícil e repleto e obstáculos; a opus alquímica é perigosa. Logo no começo, encontramos o “dragão”, o espírito ctônico, o “diabo” ou, como os alquimistas o chamavam, o “negrume”, a nigredo, e esse encontro produz sofrimento... Na linguagem dos alquimistas, a matéria sofre até a nigredo desaparecer, quando a aurora será anunciada pela cauda do pavão (cauda pavonis) e um novo dia nascer, a leukosis ou albedo. Mas nesse estado de “brancura”, não se vive, na verdadeira acepção da palavra; é uma espécie de estado ideal, abstrato. Para insuflar-lhe vida, deve ter “sangue”, deve possuir aquilo a que os alquimistas denominavam de rubedo, a “vermelhidão” da vida. Só a experiência total da vida pode transformar esse estado ideal de albedo num modo de existência plenamente humano. Só o sangue pode reanimar o glorioso estado de consciência em que o derradeiro vestígio de negrume é dissolvido, em que o diabo deixa de ter existência autônoma e se junta à profunda unidade da psique. Então, a opus magnum está concluída: a alma humana está completamente integrada.” (Carl Gustav Jung: Entrevistas e Encontros, Editora Cultrix).

Ressalvando a questão semântica de "alma/espírito", podemos entender o que Jung coloca nesse texto: é a transmutação final do ser em Ser-Completo, das runas Yr e Man, da runa não-criada que é Hagal e esse processo é alcançado pela lembrança profunda do Sangue; a canção que vem de outros mundos sendo sussurrada pelos Deuses integrados no mistério do espírito.

O combate ao criador - chamado de "diabo" no texto - e o sofrimento.
Nigredo

Eis que a aurora vem com a cauda do Pavão - Pavo Cristatus - trazendo o Albedo. Na Índia, o Pavão é o veículo de Kartikeya, o filho de Shiva que comanda o exército de todos os Deuses.
Pavo Cristatus


O último estágio dessa transmutação se dá através do
SANGUE, e de sua vermelhidão incorruptível. Através da memória do sangue a operação se conclui e o inimigo primordial é superado. Nigredo, Albedo e Rubedo.
Memória de Sangue
Nigredo, Albedo e Rubedo


O Homem total, o Homo Coelestis (Homem Divino), a transmutação completa, a ressurreição.

0 comentários:

Postar um comentário